12
.
12
.
2024

Marimex assume compromisso com um futuro sustentável ao tornar-se signatária do Pacto Global da ONU e do Manifesto ESG

Compartilhar

Por Maria Luiza de Sousa Mattos | Equipe de Comunicação e Marketing Marimex

“Nós precisamos trabalhar unidos para que possamos garantir para as próximas gerações os mesmos recursos que tivemos”, destacou Fábio Tatsubô, chefe do Departamento de Políticas Públicas do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS (Depods/OTC) da Prefeitura de Santos, durante palestra aos colaboradores dos terminais da Marimex. Este ano, a organização deu um importante passo em sua trajetória ao tornar-se signatária do Pacto Global das Nações Unidas e ao assinar o Manifesto ESG, compromisso com a causa formalizada pela Autoridade Portuária de Santos, consolidando-se como a mais nova integrante dessas iniciativas rumo a um futuro mais sustentável.

A preocupação com o futuro da Terra tem crescido ao longo do tempo, impulsionada pelas mudanças climáticas. Para enfrentar esses desafios, a Organização das Ações Unidas criou há quase uma década a Agenda 2030, um plano global que visa melhores condições para o planeta ao estabelecer 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No setor privado, iniciativas como o Pacto Global da ONU e o Manifesto ESG desempenham papéis importantes nesse propósito. Enquanto o Pacto Global incentiva práticas éticas e responsáveis, o Manifesto ESG traduz esses princípios em critérios concretos, guiando decisões corporativas e investimentos sustentáveis.

Impulsionadas por essas questões, as empresas locais, principalmente portuárias, estão se responsabilizando socioambientalmente cada vez mais em suas devidas regiões, com ações, conferências e implementação de práticas. Sob esse viés, no dia 5 de dezembro, a Marimex convidou o atual chefe do Depods da Prefeitura de Santos, Fábio Tatsubô, para dar uma palestra de sensibilização sobre os ODS para todos os colaboradores, de forma presencial e remota. “Hoje as empresas portuárias são players importantes, junto com a prefeitura, para ações sociais e ambientais”, afirma Tatsubô. “O porto tem seus impactos ambientais, mas essas organizações podem trabalhar em sinergia para realizar ações que melhorem o meio ambiente e social”.

Palestra conduzida por Fábio Tatsubô, chefe do Departamento de Políticas Públicas do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS (Depods/OTC) da Prefeitura de Santos.

Fábio reforça a importância das organizações formalizarem suas condutas sustentáveis. “Estamos passando por um processo bem preocupante, pois temos apenas 3 anos para fazermos ações efetivas contra as ações climáticas. Então, uma empresa ser signatária do Pacto Global e Manifesto ESG é fundamental para que ela possa trazer ações de impacto socioambiental para a sociedade. São ações locais que realmente vão atingir as metas globais”, afirma o especialista em ODS.

Segundo a Prefeitura de Santos, em 2024, a cidade destacou-se no Ranking de Sustentabilidade, alcançando a liderança em práticas de governança ambiental, social e corporativa (ESG) e ocupando a terceira posição no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no âmbito municipal. Nessa nova fase da empresa, após assinar o Manifesto ESG e se tornar signatária do Pacto Global da ONU, a Marimex assume novas responsabilidades socioambientais ao integrar práticas mais sustentáveis, impulsionando impactos positivos na sociedade, além de fortalecer seu compromisso como empresa nacional.

Compartilhar
Confira todas as publicações
Ao clicar em “Permitir”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossas decisões de marketing. Leia a nossa Política de privacidade para mais informações.