Canal de Ética Marimex

Avisos

Ética e Transparência

A MARIMEX acredita que atuar e viver de forma ética é um exercício contínuo e busca constantemente evidenciar os princípios, diretrizes e valores que orientam a condução de suas atividades, incluindo todos que estão inseridos em uma sociedade. Entretanto, é necessário definir quais padrões e expectativas temos dentro da sociedade que nós estamos inseridos.

De forma pragmática, a MARIMEX aponta nestes documentos nossas principais preocupações, declarando a todos as condutas esperadas e aquelas não aceitas no exercício de nossas atividades profissionais.

Esperamos sobretudo que nossos colaboradores tenham a mesma preocupação da MARIMEX em atuar de forma ética, tanto nas ações, no pensar e nos relacionamentos no exercício das nossas atividades.

Respeito ao ser humano, valores éticos elevados e transparência em tudo que fazemos deve ser o reflexo do compromisso da MARIMEX.

Governança

A boa governança deve garantir que as operações sejam imparciais e incorruptíveis. No âmbito interno da empresa, a MARIMEX preserva tal garantia, bem como os princípios éticos e de igualdade nas decisões para todos, responsabilizando todo e qualquer colaborador que infringir procedimentos internos e legais; na busca e comprometimento da MARIMEX em atingir um nível de Compliance na sua administração.

A governança aplicada pela MARIMEX garante resultados que vão ao encontro das necessidades da sociedade, ao mesmo tempo em que fazem o melhor uso possível dos recursos à sua disposição.

Sobre o ambiente de denúncias

Para a MARIMEX, um desvio de conduta pode afetar o clima e a motivação no ambiente organizacional, a produtividade, a qualidade dos serviços prestados, a imagem da instituição, os resultados financeiros e, por fim, a capacidade empresarial de gerar emprego e renda.

De forma segura e confidencial, o Canal de Ética da MARIMEX permitirá o recebimento de denúncias de suspeitas de fraudes, má conduta ou qualquer fato que contrarie os valores e princípios da empresa, previstos em nosso Código de Conduta ou em legislações vigentes.

O canal permite dar voz ao colaborador. Contudo, não é um serviço para tratamento de rotinas de trabalho, atos de vingança, punição ou represália, pois os fatos relacionados às meras rotinas de trabalho devem ser levados aos respectivos gestores de cada área para competente solução.

Atendimento às exigências dos clientes da MARIMEX, que, através de suas Políticas de Compliance e Programas de Integridade, recomendam que a empresa disponibilize um canal de comunicação aberto 24h / 7 dias da semana para que possam ser denunciadas práticas ilícitas e desde que possibilitada a escolha do anonimato por parte do denunciante.

Inibir questões como conflito de interesse, corrupção, suborno, concorrência desleal, lavagem de dinheiro e fraude.

Permitir que a comunidade apresente eventuais demandas, seja no aspecto ambiental, social ou de qualquer outra natureza, acompanhando o desenvolvimento regional de forma sustentável.

Colaboradores, ex colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços, clientes, órgãos públicos, terceiros e a comunidade em geral.

As denúncias podem ser relatadas via internet no portal www.marimex.com.br/pt-BR/CanalEtica

Sim, há sigilo absoluto e tratamento adequado para cada situação relatada. O IP do equipamento da denúncia via internet não é identificado.

Os relatos podem ser identificados ou anônimos. Caso o autor da denúncia faça opção pelo anonimato, não há possibilidade de identificação. Não são gravados dados como IP do computador.

O Canal será administrado pelo núcleo de Compliance do Jurídico e pelo núcleo de Coordenação da Tecnologia da Informação (TI), mediante assinatura por todos os membros do Termo de Compromisso e Confidencialidade.

Todas as denúncias serão analisadas pelos membros do Comitê de Ética, que avaliarão os casos conforme as diretrizes do Regimento Interno do Comitê de Ética.

Se a denúncia for constatada como procedente, o Comitê de Ética definirá as medidas aplicáveis conforme as diretrizes do Regimento Interno do Comitê de Ética.

O Canal de Ética NÃO É UM SERVIÇO para relato de SITUAÇÕES EMERGENCIAIS, que apresentem ameaça iminente à vida ou à propriedade. Os relatos enviados através deste serviço podem não receber uma resposta imediata. Se necessitar de assistência emergencial, contate as autoridades locais ou o seu gestor.

O Canal de Ética NÃO É UM SERVIÇO para atos de vingança, punição ou represália. Essa questão e muitas outras poderão ser esclarecidas através da Política Anti Retaliação da Marimex.